Sonhos

“Fui moço e fui velho e nunca vi um justo nem sua descendência mendigar o pão.” Sl 37, 25.
Acho que todo mundo tem sonhos. Eu tenho, e são muitos. Deus sonhou. E ainda sonha! Sonha comigo. Sonha os meus sonhos!
Mas assim como muitos sonhos que a Bíblia mostra: o de José, o de Abraão, o de Ana, sonhos não são acontecimentos rápidos, da noite pro dia. Deus preparou cada situação, cada coisinha que aconteceu.
Mas, pelo menos no meu caso, eu não sei esperar, sou imediatista, acho que a minha geração é, quase todo mundo da minha idade ou próxima a ela tb é. Qd eu ouvi essa palavra, logo pensei nisso. E toda essa história de sonhos, como eles devem acontecer, devem ser preparados, logo pensei numa arvore: a semente é plantada, cuidada, tem que ser regada, adubada, podada, e, só depois de um bom tempo que ele dará flores e frutos. Aos poucos, a semente germina, cria raízes, cresce... Se eu comer a semente, aquela ali já era, não vira arvore e não dá frutos.
Assim também são os sonhos. Devem existir processos. Deus usou de processos para um grande sonho: Jesus.
Durante todo o Antigo Testamento, Deus leva os profetas a falarem sobre a vinda do Messias, o Cristo, aquele que salvaria a humanidade. Era o sonho de Deus, o sonho de salvação.
Quando Jesus veio, ele cumpriu tudo o que era necessário para que o projeto de Deus se realizasse. Ele só começou o ministério dele aos 30 anos. Ele poderia mt bem ter começado aos 3, 5, 10, 15... Quando ele quisesse, pq ele era o filho de Deus.
Mesmo assim, ele cumpriu a vontade do Pai com obediência, viveu como homem, passou por todas as fases: foi criança, imagino que Jesus brincou, se divertiu, e até participou de algumas travessuras com os irmãos, como qualquer outra criança; foi adolescente, ficou na sinagoga com os mestres da Lei, assustando seus pais; foi jovem, teve amigos... Sabe pq? Pq existiam fases que deviam ser cumpridas. Pq, mesmo sendo filho de Deus, e podendo pedir ao Pai que fosse diferente, ele cumpriu conforme a Sua vontade. Ele obedeceu. Aos 30 anos, iniciou seu ministério, e morreu na cruz.
Aos olhos do mundo, de todas aquelas pessoas que estavam assistindo aquilo, que acompanhavam Jesus, erra a derrota, o fim. Mas os sonhos de Deus... Ah, os sonhos de Deus eles não se frustram. Quando todos olhavam pra um homem morto da forma mais humilhante, crucificado, Deus olhava e sabia que era um processo necessário para o sonho. Comparando a uma planta, como eu já falei, talvez esse sonho estava sendo podado. E quando uma arvore é podada, os galhos ruins, secos, que não produzem mais são cortados, aí a planta cresce mais e melhor.
Mas, três dias depois da “derrota”, Jesus ressuscita, declarando vitória, concretizando o sonho de Deus, o sonho da salvação. E certamente, iniciando outro. Pq Ele é um Deus de vida. E a vida não pára. Os sonhos tb não devem parar.
Mas e os meus sonhos? O que eu vejo nos sonhos de Deus? O que eu aprendo? Bom... Que pra cada sonho eu vou plantar uma arvore. (Acho que Deus quer que eu tenha uma floresta! Rs). E a cada sonho que eu tiver, eu plante uma semente. Eu não preciso plantar uma arvore física, mas tratar cada um como se fosse uma. E realizar todo o processo: Plantar, Adubar, Podar, Regar, Cuidar... E, principalmente, não pular nenhuma etapa, não comer o fruto verde, aguardar o tempo certo.
É fácil? Não, com certeza. Mas, se fosse tb não teria graça. Quero plantar os meus sonhos e cultivá-los. E que os meus sonhos sejam os sonhos de Deus. E tudo, tudo ocorra pra honra e glória Dele.
Obrigada, Nilo Ras! Obrigada por permitir Deus te usar tantas e tantas vezes como voz e presença Dele na minha vida. Pq família não é sangue, família é sintonia!
“Quem tem sede, vem a mim e beba. Aquele que crê em mim, do seu interior fluirão rios de água viva!” João 7, 37.

2 pitacos:

Lucas 26 de setembro de 2012 13:10  

uau muito lindo que Deus posso continuar te abençoando pois vc é inteligente e muito sabia Deus te abençoe

Werkilaine Martins 26 de março de 2013 00:26  

Amém! A glória é Dele e tudo é pra Ele!

Postar um comentário